quinta-feira, 27 de maio de 2010

Segunda Semana - a bicicleta

Claro você já deve ter ouvido a frase "É como andar de bicicleta", ou seja, você sabe que já fez aquilo uma vez e nunca vai desaprender.
Mas andar de bicicleta para valer, não é uma das coisas que se aprende uma vez e não esquece. É diferente. Rítimo, força, frequência, e outros pequenos detalhes aparecem.
Minhas primeiras pedaladas no desafio são com uma bike de mountain, pneus grossos para andar em terreno irregular e nada de sapatilhas. Não é uma bicicleta para velocidade é uma para reaprender a pedalar.
Só o banco é parecido. Duro. De vc achar que nunca mais irá reclamar da cadeira de madeira da casa da sua vó.
Mas desafio é desafio, está aí para ser vencido.
Nesta semana comecei pedalando meia-hora, subi para quarenta minutos, rodei 28 km na ciclovia da marginal (com direito aquele e capivaras mutantes), e ontem meu recorde: uma hora e vinte em cima da magrela gordinha.
E a cada fim de pedalada, uma corridinha leve, de 40 minutos ou uma hora.
Tá começando a ficar puxado, mas longe do que ainda vai ficar.
Semana que vem vou ver e entrar na água.
Com a chegada da natação vou me sentir mais triatleta.

domingo, 2 de maio de 2010

REPÓRTER DE FERRO

O Início – semana 1

Vou fazer o Iron Man de 2011. Participar mesmo. E de certa forma cobrir jornalisticamente.
A decisão não veio de supetão, da noite para o dia, já faz dois anos que venho ensaiando essa loucura. Faltava um pouco de coragem e de incentivo que agora vieram me empurrar para o maior desafio físico e psicológico da minha vida.
Físico porque vou precisar muito dele para completar 3,8 km nadando, 190 km pedalando e 42 km correndo, tudo no mesmo dia, um em seguida do outro.
E o psicológico para agüentar o treinamento puxado e não desistir no meio do caminho.
Além do desafio pessoal tem também o motivo de servir de exemplo que me impulsiona a querer enfrentar essa prova.
Aqui neste espaço você vai ver que vou seguir trabalhando normalmente, com meus horários malucos, as viagens para cobrir jogos e eventos pelo mundo, e mesmo assim, irei encontrar tempo e disposição para treinar. Exemplo para que você que se diz preguiçoso e sem tempo para malhar, saia do sofá e comece a dar as primeiras voltas caminhando pelo quarteirão.
Aqui vou postar toda a evolução, sofrimento, mudanças e metas conquistadas durante estes 13 meses de preparação. Além disso vou precisar de muito incentivo para desafiar meus limites. Então faço um convite: vamos fazermos isso juntos.
A primeira semana já foi
Bem leve, segundo meu treinador Fernando Couto, da Delia Sports, que dará a parte de corrida e bike, é um despertar muscular, para preparar aos poucos meu corpo para o que vem pela frente.
Corridas de 30 minutos, duas leves em ritmo constante e outra intercalando os mesmo 30 minutos com 4 minutos de trote e um acelerado. E a velha musculação em dois dias da semana para dar a base de tudo.
Por enquanto bicicleta só a vi e água só para o banho.
Vamos devagar para ir longe, tudo ao seu tempo porque tem muito chão pela frente.
Dizem que a musculatura tem memória, a minha com certeza não esqueceu que num começo de trabalho físico sente-se muita dor.
Até o próximo quilômetro.