sábado, 6 de dezembro de 2008

Superego

O Superego faz parte do aparelho psíquico da psicanálise freudiana de que ainda fazem parte o ego (eu) e o id.
Representa a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão. Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela produção do "eu ideal", isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.

Meu superego é muito SUPER... e o seu??

7 comentários:

Jéssica Nayara disse...

Eu me divirto muito lendo o seu blog...
Parabéns!
Beijos e Gloriosas Saudações Alvinegras!
Jéssica Nayara

Sandra disse...

Oi, Alê, eu diria que o meu, nem tanto. Não sou muito de seguir o que me é imposto e pouco importa o que pensam a meu respeito.Odeio regras, meus amigos me acham totalmente doida e quer saber? Sou feliz e super de bem com a vida. As vzs, até choro, mas de tanto rir

Deby disse...

Oi Alê, meu superego tb é enorme.
Sugestão p/ próxima postagem, q/ tal vc falar sobre como anda a dieta
bjs

Tai disse...

Estou adorando suas postagens Alê, parabéns !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra disse...

E aí Alê, ficando mais velho, hein?desejo, de coração, que você seja super, mega, hiper feliz.
Um abraço enorme.
Bjs. Sandra Donnici

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.