sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SC

Quando se cobre jornalisticamente esporte você está cobrindo emoção, paixão, histórias de heróis, vilões... Enfim, o clima é muito ligth. Os grandes acontecimentos são os jogos de finais de campeonato, os eventos como olimpíadas, copa do mundo... o estresse é pequeno comparado com o trabalho que se faz na geral. O hard news é duro mesmo no seu dia-a-dia.
O jornalismo de notícia mexe com a vida. Mesmo os assuntos, que pra grande parte da população são chatos, são densos e complicados de contar esta história.
Eu estou há quase 3 anos no esporte, mas minha experiência ainda é maior na geral. Comecei na RBS em Santa Catarina. Num estado maravilhoso, em que o povo de lá é mais fantástico ainda. Onde fiz grandes amigos, muitos deles, do nada, me deram abrigo, comida e roupas pra suportar o frio.
Povo que hoje está precisando de ajuda do resto país e de Deus.
Aí, penso no trabalho dos ex- colegas de RBS. No meio do desastre e sendo vítimas ao mesmo tempo que se conta a história.
Em que o trabalho é intenso, sem descanso... que qualquer sonora (entrevista) tem lágrimas de um lado e lágrimas do outro. Que estão se arriscando atrás da notícia... Vida de geral.
Por isso meu orgulho de ter aprendido a trabalhar lá... de ter vivido e aprendido a ser um catarinense por sentimento. De ter certeza que essa história de perdas, de dores vai ser bem contada do início ao fim (como já está sendo feita) e que o catarinense é um povo forte. A chuva vai passar e aquela terra vai voltar a ser bela e santa.
Santa Paulina, olhai para seu povo!

3 comentários:

AsofBM 2010 - 2012 disse...

Alê!!!
É triste ver o que está acontecendo em SC, mas tenho certeza que o Estado vai se reerguer...sabe que esses dias estava vendo a Globo e pensando exatamente no que tu escreveu...será que esses jornalistas que estão cobrindo essa tragédia, também foram atingidos por ela?...Também já trabalhei na geral, e é triste noticiar coisas desse tipo, as vezes o nosso coração fala mais alto que a nossa profissão e temos vontade de ajudar as pessoas e deixr a matéria de lado...
Força para os catarinenses tenho certeza que essa terra continuará linda como sempre!!
Beijose parabéns pelo blog...já está nos meus favoritos...hehehe

Sandra disse...

Dói bastante
não são nossos amigos, conhecidos nem parentes, mas são nosso povo, nossa gente.....ah, se houvesse uma forma de lutar contra a natureza e, melhor ainda, sair campeão....
Deus, dirija seu olhar para SC

Tai disse...

Maravilhoso texto Alê ... com certeza o povo daqui tá sofrendo, tá chorando, mas temos certeza de que a solidariedade tanto dos nossos vizinhos de casa quanto de estado será maior que os estragos da enchente e logo voltaremos a ser a santa e vela Catarina !
Bjs e sucesso !